Alimentação Saúde

Vitamina D e seus milagres

Nesse tópico vamos falar da vitamina D e sua importância no bom funcionamento do seu corpo, vale a pena ver......

Segredos da milagrosa vitamina do sol

Nosso corpo precisa de vitaminas para o bom funcionamento de nossa saúde e para um melhor desempenho do nosso organismo. Elas desempenham funções corporais importantes. As vitaminas também fornecem energia e ajuda na produção celular, e também contribuem para fortalecer as defesas do corpo.

filé de peixe

filé de peixe

Não obter vitaminas suficientes pode levar a deficiências nutricionais e outras disfunções. Uma das vitaminas importantes que seu corpo precisa ingerir é sem duvidas a vitamina D!

Para que serve a vitamina D?

A vitamina D é extremamente importante para uma boa saúde. Ela promove ossos fortes e saudáveis e aumenta os níveis de energia. Seus músculos, coração, pulmões e cérebro precisam dessa vitamina para funcionar. Também ajuda diferentes partes do seu corpo a combater infecções.

Existem maneiras naturais de obter-la: através da luz solar, certos alimentos e suplementos.

Você pode obter vitamina D nos seguintes alimentos :

  1. Queijo
  2. Gemas de ovo
  3. Peixes gordurosos como o salmão, a cavala, atum. até Bife de fígado, entre outros..

     consuma vitamina d

    consuma vitamina d

Entre os alimentos Fortificados de Vitamina D, como produtos lácteos ( queijos, manteiga, iogurtes, natas e molhos, chantili e até leite condensado), suco de laranja e leite de soja e outras escolhas alimentares, verificou-se que o peixe é a melhor fonte saudável dessa vitamina .

A vitamina do sol

A vitamina D é incomum de duas maneiras. Primeiro, é realmente um hormônio e não uma vitamina, apesar de chamarmos de vitamina. E em segundo lugar, não a obtemos completamente por ingerir alimentos, mas sim através da exposição à luz solar.

Nem todas as pessoas vivem em regiões ensolaradas, então, dependendo de onde você mora, talvez seja um pouco mais difícil obter sol suficiente para fabricar os níveis necessários desse hormônio essencial.

Se você tomar comprimidos de cálcio ou consumir alimentos lácteos, há uma boa chance de alguma vitamina ter sido adicionada. O problema é que ambas as práticas podem trazer complicações à saúde.

alimentos ricos em vitamina D

alimentos ricos em vitamina D

Para aumentar a quantidade necessária de vitamina D é fácil: vá para fora. A luz do sol é a melhor forma de obter a sua vitamina D, o que seguramente e efetivamente evita os ossos fracos. À medida que a sua pele absorve a luz solar ultravioleta, produz a vitamina com a ajuda do fígado e dos rins.

Uma pessoa que pega sol com regularidade produz cerca de 90% de sua vitamina D da luz solar e apenas cerca de 10% de alimentos ou suplementos. Seu corpo armazena vitamina extra durante os meses mais ensolarados e lentamente o libera durante os meses mais frios.

Deficiência de vitamina D e suas causas

A causa da deficiência de vitamina D é uma dúvida muito comum. Existem muitas razões para ter baixos níveis de dela no organismo.

Aqui estão alguns deles:

  • Falta de vitaminas recomendadas ao longo do tempo
  • Se você seguir uma dieta vegetariana rigorosa, é fácil ter deficiência de vitamina D, logo porque, a maioria dos alimentos com vitamina D são produtos com base em  derivados de animais como : ovos, leite fortificado, peixe, etc. Portanto, quando você não come produtos de origem animal, seu risco de ter deficiência da vitamina é maior.
Exposição limitada ao sol

O corpo recebe vitamina D da luz solar; Nosso corpo o usa para criar a vitamina essencial. Quando você limita sua exposição ao sol, certifique-se de obter vitamina D de outras fontes.

Pele escura

Quanto mais escuro for a sua pele, mais difícil será para o seu corpo usar a luz solar fornecida para processar a vitamina D. As pessoas com pele mais escura também enfrentam um maior risco de deficiência da vitamina à medida que envelhecem.

Problemas renais

Com a maioria das coisas, quanto mais velho você se torna, mais difícil é para o corpo atuar em níveis ótimos. Seus rins terão dificuldade em converter a vitamina D em sua forma ativa se tiverem problemas renais. Isso pode facilmente levar à deficiência da vitamina.

Obesidade

Quando você é obeso, a vitamina D é extraída do sangue pelas células de gordura. Isso altera a liberação e circulação da vitamina. As pessoas com índice de massa corporal superior a 30 são mais propensas a ter níveis mais baixos de vitamina D.

Problemas do trato digestivo

Alguns problemas médicos podem afetar outras funções corporais. Por exemplo, a doença de Crohn, a fibrose cística e a doença celíaca fazem com que o aparelho digestivo se esforce demais para absorver adequadamente a vitamina D.

Sintomas da deficiência de vitamina D

Agora que você sabe o que é a deficiência de vitamina D. O próximo passo é identificar se você está sofrendo ou corre o risco de tê-lo.

É importante notar que a única maneira de ter certeza é fazer um exame de sangue, mas há sintomas que podem dizer se você está sofrendo deficiência.

Aqui estão alguns deles: falta de vitamina d

Dor nos ossos e articulações

Muitas pessoas que se queixam de dor nos ossos são muitas vezes pensadas para ter síndrome de fadiga crônica ou fibromialgia. No entanto, foi dito que muitas vezes, esses sintomas são sinais clássicos de deficiência de vitamina D que leva à osteomalácia. Isto é diferente da deficiência de vitamina que causa osteoporose em adultos. A deficiência da vitamina provoca cálcio extra para entrar no colágeno no seu esqueleto. Isso causa dor óssea.

Tristeza

Quando você está exposto a luz brilhante, a serotonina aumenta e depois diminui com menos exposição ao sol. A serotonina é um hormônio cerebral que desempenha um papel na sua elevação do humor. Se você está se sentindo triste, faça um esforço para ir e curtir o sol. Em um experimento realizado em 80 pacientes idosos, os pesquisadores descobriram que aqueles com os menores níveis de vitamina D eram 11 vezes mais propensos a estarem deprimidos do que aqueles com níveis saudáveis.

Problemas gastrointestinais

Se você tem uma condição gastrointestinal que faz com que você tenha problemas para absorver gordura, então você pode ter uma menor chance de absorver vitaminas lipossolúveis como a vitamina D. Isso inclui doenças intestinais como a doença intestinal de Crohn, inflamatória e celíaca e não celíaca Sensibilidade ao glúten.

Sudoração

Uma cabeça suada é um dos primeiros sinais de uma deficiência de vitamina de acordo com os estudos. Muitos médicos realmente pedem para as novas mães verificarem se a cabeça do bebê estiver suando excessivamente. Se o fizerem, é um sintoma precoce de deficiência de vitamina d e é causado por irritabilidade neuromuscular.

Se você tiver algum dos sintomas, recomendamos entrar em contato com seu médico para fazer exames mais específicos.

Quais são seus riscos quando você tem deficiência de vitamina D?

A vitamina D faz muito mais do que fortalecer seus ossos, regula a expressão de genes que podem influenciar seu sistema imune para combater infecções, bactérias e vírus e se livrar deles. Ela ajuda a protegê-lo contra muitas coisas, tais como:

vitamina d

alimentos com vitamina d

  • Doença cardiovascular – A vitamina ajuda a prevenir acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos, doenças cardíacas e hipertensão arterial.
  • Doença auto-imune – Ela previne doenças auto-imunes porque é um potente modulador imunológico.
    Infecções como, entre outras, a gripe – Ajuda a combater todos os tipos de infecções.
  • Reparo do DNA e processo metabólico – Verificou-se que regulam os genes e controlam mais ou menos 80 processos metabólicos diferentes, isto inclui o reparo do DNA, bem como o aumento do sistema imunológico e outros processos biológicos.
    Alimentos ricos em vitamina D

Poucos alimentos contêm naturalmente vitamina D. Óleos gordurosos de peixe e fígado são certamente as melhores fontes. As outras fontes apenas contêm quantidades mínimas de vitamina. Muitos alimentos são, portanto, fortificados com ela, ou seja, a vitamina é adicionada aos alimentos.

Lista de alimentos ricos em vitamina D Parte.
*   óleo de fígado de bacalhau 1 colher de sopa
* Salmão cozido
* Macarronada cozida
*Atum
* Pastel de gordura, gordura reduzida ou integral

* Suco de laranja
* Margarida fortificada
* Fígado (carne bovina) cozid0
* Sardinhas (enlatadas em óleo) drenadas
* Ovo (a vitamina D é encontrada na gema)
* Cereal pronto para comer
* Queijo (suíço)

Quais são os tratamentos para deficiência de vitamina D?

Portanto, existem algumas soluções simples: gastar mais tempo ao sol, comer mais alimentos ricos em vitamina D ou tomar suplementos para aumentar seus níveis da vitamina .

A vitamina D é bem considerada como a melhor escolha em termos de suplementos. Quanta vitamina D é necessária para ajudar a corrigir sua deficiência depende da gravidade da sua condição, bem como dos seus riscos para a saúde.

A época do ano também tem uma mão para jogar nisso, se seu sangue está em níveis baixos e está entrando no inverno, você precisaria de mais tempo. Detectar a deficiência precocemente é importante para que você possa ter mais tempo para melhorar e manter seus níveis.

vitamina D

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Tome suplementos com refeições que contenham gordura.  A vitamina D desempenha um papel importante em seu corpo. Certifique-se de que está recebendo o suficiente da vitamina diariamente. Se você sofre de sintomas de deficiência da vitamina, agende uma consulta médica logo que possível.

Quanto mais cedo você corrigir a deficiência, os menores riscos que você tem de desenvolver condições de saúde relacionadas à essa vitamina .

Portanto, siga uma dieta balanceada, e rica em vitaminas e fibras, seu corpo agradece, e ate a próxima……

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