Corpo Doenças e medicamentos

Os problemas do sedentarismo na vida moderna

A tecnologia veio para mudar o mundo trazendo consigo uma doença muito perigosa ,que vem afetando uma grande quantidade de pessoas ao redor do mundo. O sedentarismo, nesse tópico vamos abordar um pouco sobre esse assunto.

Sabe-se que: Com a população aumentando consideravelmente em todo o mundo e o envelhecimento populacional crescente em diversas partes do planeta, tanto em países desenvolvidos como os emergentes, e os que estão em desenvolvimento vem sofrendo com os altos índices de doenças da vida moderna.

 

Sedentarismo se caracteriza por uma falta, ou mesmo ausência de alguma forma de trabalhar o corpo. Pode ser deixando de fazer movimentos típicos do dia a dia como: andar até a parada de ônibus, limpando seu quintal ou também mesmo com pequenos serviços domésticos. A ausência de movimento do corpo causa uma série de complicações que iremos esclarecer a seguir.

Ficar sem fazer nada faz com que o corpo armazene energia em forma de gordura, e se o corpo não trabalha ele não vai utilizar as reservas de gordura que armazenou para usar quando necessário, fazendo com que você ganhe peso, e aumentando seus índices de doenças relacionadas à obesidade. Sendo assim é considerado sedentário a pessoa que gasta menos de 2500 calorias por semana. O sedentarismo é considerado uma doença até mais perigosa do que a obesidade. Com o surgimento da tecnologia moderna ( carros, motos, Aviões, barcos a motor, controles remotos, computadores e outas coisas) as pessoas perderam ou deixaram de lado hábitos que antes eram realizados com naturalidade como; trocar o canal da sua tv de forma manual, ir na casa de um vizinho conversar, se locomover a pés em distancias curtas.

Tais facilidades vieram para ajudar a vida, mas trouxeram com elas um novo estilo de vida, que de uma certa forma vem influenciando nos autos índices de doenças e mortes prematuras. Com população ficando mais velha surge uma busca de novas formas de melhorar a qualidade de vida e o prolongamento dos anos vividos, a terceira idade geralmente é  mais prejudicada, logo porque com o decorrer dos anos o corpo tende a perder naturalmente massa corporal e diminui resistência a doenças oportunas da idade avançada .

Há necessidade de se despertar para  a procura de novos meios que venham trazer uma melhor qualidade de vida, baseando-se em pesquisas e estudos que mostram que a prolongação da vida esta ligada diretamente ao estilo da nossa dieta e a pratica continua de exercícios os órgãos competentes vem fazendo campanhas mundiais ao combate do sedentarismo e aos maus hábitos alimentares.

 

Suas implicações na vida moderna

Você se lembra que nas épocas passadas não existiam a maioria de nosso equipamentos eletrônicos atuais ? Nas industrias, e nas nossas vidas era feito tudo de forma manual, caminhar era uma ação rotineira e comum a quase todo mundo, as pessoas me locomoviam basicamente caminhando de um lugar para o outro, os veículos de tração animal vieram um poucos depois, mas não substituíram definitivamente o trabalho mais pesado e (braçal) e isso consistia na utilização mais frequente de energia pelos indivíduos, que normalmente gastavam bastante calorias e não armazenavam muita gordura.

A obesidade é uma doenças que esta diretamente ligada ao estilo de vida que você leva, e é um fator que esta afetando quase um terço da população entorno do mundo, e tem várias de suas raízes ligadas ao sedentarismo que é uma doenças que apareceu junto com a facilidade e comodidade das equipamentos modernos que vieram para facilitar a vida e a acabaram por deixar as pessoas mais preguiçosas.

Os Carros, motocicletas, controles remotos, escadas rolantes, elevadores, maquinas que preparam comidas, aparelhos e me medicamentos que dizem ajudar a emagrecer, e fazem com que as pessoa deixem de ter interesse ou não procure fazer nenhum tipos de esforço para conseguir realizar trabalhos e tarefas, mesmo que sejam os mais simples.

Com a falta de interesse das pessoas em realizar pequenos trabalhos pela comodidade e conveniência da tecnologia moderna, vem refletindo nos números alarmantes de novas doenças e no crescimento de pessoas entediadas, deprimidas, com baixa auto estima, e sobrepeso. Fazer uma caminhada de 30 minutos de 3 a 5 vezes por semana, fazer algum tipo de esportes com amigos, ou até mesmo fazer exercícios em casa pode ate ser em poucas quantidades, já vai contribuir para que você não faça parte da lista dos sedentários.

 

Atividade física vai prolongar a sua vida o movimento do corpo é muito importante, normalmente qualquer pessoa com sua saúde plena pode começar a se exercitar, basta apenas consultar um médico ou um profissional da área e seguir um plano especifico para uma rotina de exercícios, e fazer com que isso seja natural e parte do seu dia a dia.

Algumas doenças pegam carona nas pessoas sedentárias aqui abaixo vamos mostrar alguns exemplos:

  • Obesidade
  • Ansiedade
  • Aumento do Colesterol
  • Aumentam os ricos de AVC (Acidente vascular cerebral)
  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Doenças no coração
  • Câncer
  • Problemas nas articulações e outros…

Sedentarismo na infância

Não podemos deixar de falar do sedentarismo na infância, logo porque vem sendo observado uma enorme crescente de crianças obesas e de faixas etárias bem pequenas inclusive bebes, e é bem comum, mas isso não que dizer que é normal. O nosso país contem uma grande quantidades de pessoas que são bastante ligadas em tecnologia, mas esse uso frequente também é visto nas crianças, que deixaram as brincadeiras mais tradicionais e se voltaram quase que exclusivamente para jogos e equipamentos eletrônicos, mas é claro que tecnologia é legal e ajuda , mas junto com ela vem a facilidade e comodidade, fazendo com que as crianças deixar de movimentar o corpo com jogos e diversões mais sadias, consistindo em deixar a criança muito mais propensa a ganhar peso e adquirir doenças muito cedo.

Brincar é normal na infância de qualquer crianças, então estimule seu filho em atividades mais ligadas ao movimentos do corpo, oriente em jogos e brincadeiras mais especificas que tenham interação entre pessoas, ( jogar futebol, vólei, basquete, pular corda, bambolê, pic esconde, passear no parque e outros jogos que façam com ela gaste calorias se movimentando de forma legal e praticando exercícios físicos sem nem perceber que esta fazendo.

Cuidar da alimentação é um dever do pais, então faça com que seus filhos brinquem, se movimente, pulem, corram, nadem, estimule uma vida saudável, alie uma boa dieta rica em nutrientes ao bom costume de praticar exercícios diariamente, isso vai influenciar na saúde delas para a vida toda.

Então, O cuidado com sua saúde e das crianças  é muito importante para evitar doenças cronicas no futuro, ter uma vida longa e saudável é o que todos nos queremos, e com algumas pequenas mudanças na sua rotina e na alimentação você pode conseguir ser mais feliz e viver melhor. Tudo é uma questão de mudança. Lembre se( só depende de você). Siga algumas dessas dicas e faça a mudança na sua rotina, que seu corpo vai agradecer e você vai viver mais.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.