Alimentação Saúde

Os Benefícios do óleo de girassol

A semente de girassol tem uma grande variedade de aplicações e benefícios a saúde do nosso corpo. Aqui veremos algumas de suas formas de uso em diversas áreas tanto da culinária como na industria. vale a pena conferir.

O Óleo de Girassol é obtido através da semente de uma planta de nome Girassol cujo a identidade científica é Helianthus annus, Helianthus aridus, Helianthus jaegeri, Helianthus lenticularis, Helianthus macrocarpus, mede geralmente de 2 a 4 metros de altura, mas também pose ser cultivado em locais fechados com climatização controlada e podendo medir ate 40 centímetros. Suas flores brotam entre a primavera e o verão onde as temperaturas giram em torno dos 18 a 30 graus C. Seu nome cientifico tem significado de “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte, muito bonita com ramos grandes e imponentes, chama atenção pelas sua tonalidade de cor, na sua maioria Amarelo e Preto.

 

Na planta do girassol normalmente tudo é aproveitado desda da sua raiz, seu caule, folhas , flores, incluindo a semente da qual se extrai o óleo. muito usada também como artigo de ornamentação, sua beleza se destaca em qualquer ambiente. Você também pode encontra la em outras cores como : branco, laranja, e vermelho. Ela é bem conhecida pelo heliotropismo( movimento do caule sempre em direção ao sol), isso faz com que ela absorva mais energia do sol, por isso ela é uma planta bastante usada na área de cosméticos, e na área da alimentação, pela sua vasta quantidade de nutrientes.

Rico numa variedades de substâncias, o girassol contem uma grande gama de propriedades benéficas a saúde, A planta é uma uma fonte de mel, das folhas podem ser extraído uma considerável porção de uma ótima qualidade de mel cerca de 15 a 30 quilos de mel por cada hectare do girassol plantado. Possuindo um grande leque de nutrientes e benéficos destacam -se : as proteínas, magnésio, fósforo, biotina, sódio, acido fólico, hidratos de carbono, vitaminas B1, B2, B3, B6, D, e E , aminobenzóico, colina, inositol, ácido patentoneico, inulina, ferro, iodo, cálcio, e flúor.

Seu potencial já vem sendo aproveitado faz tempo pela industria farmacêutica e alimentícia.

 

O Óleo de girassol

 

Com o crescimento da população mundial e uma grande demanda por alimentos, surge algumas novas formas de preparo de alimentos e uma variedade de formas de utilizar óleos na cozinha, existe uma grande quantidade de óleos  presentes no mercado, os mais comuns são : o óleo de mamona, óleo de milho, óleo de coco, óleo de linhaça, óleo de canola, vários tipos de azeite, óleo de soja e o próprio óleo de girassol. Embora a maioria das pessoas já estejam acostumadas com a planta girassol e associam imediatamente ela a flores bonitas jardim com cores vibrantes e que são abundantes na natureza, o que muitos não sabem é que o óleo de girassol já vem sendo utilizado como fonte de alimento por ser aumentante nutritivo, e em aplicações da industria cosméticas, e  ate como biocombustível.

 

Podendo ser extraído de uma forma bem fácil os principais países produtores do óleo são : Ucrânia, Argentina, e Russia. O óleo vem aumentando sua popularidade e procura, especialmente na cozinha por ser um dos óleos mais baratos e populares, possui menos quantidade de gordura do que os outros, mas se ele for aquecido demais ele perde a maioria de seus benefícios e deixa de ser um óleo saudável, logo por que no processo de fritura ele sofre uma mudança nas moléculas da gordural saudáveis presentes nele.

É um ótimo aliado da saúde do coração, e no combate ao aparecimento do câncer. Utilizado corretamente ele protege as células do organismo por ser um óleo rico em vitamina E, contem um grande teor de ácidos graxos que é muito importante para a saúde do corpo. Age ainda no combate a problemas do sistema nervoso central, problemas de ordem cardiovascular, aumenta a produção de hormônios no cérebro, controla os níveis de colestrol no sangue, e diminui os índices de aparecimento de tumores de uma forma geral e problemas degenerativo. Pode ser utilizado na cozinhas de várias formas, no cozimento, nas frituras, no processo de assar ou grelhar.

Com a recente mudança de hábitos e grande procura por uma melhor maneira de comer e aproveitar melhor os  alimentos, o óleo de girassol vem ganhando mais e mais espaço a cada dia, na mesa das pessoas ao redor do mundo. Suas propriedades vem sendo de grande importância na saúde do corpo e vem mudando a vida de muita gente.

Outras aplicações do óleo de girassol

Sendo usado na alimentação a muito tempo o óleo de girassol também tem outras utilidades. A industria cosmética, farmacêutica, veterinária, vem trabalhando com essa matéria prima na fabricação de uma grande grande variedade de produtos, como : sabão, shampoo, loções, tintas, óleo para massagem, lubrificantes.

Também vem sendo aproveitado na fabricação de biocombustíveis. O Brasil vem trabalhando no desenvolvimento de uma forma alternativa, e óleo de girassol vem se mostrando uma ótima fonte de matéria prima, por ser mais barata para na fabricação de diesel, e também numa forma de gerar mais emprego entre a população de baixa renda. Sendo assim o óleo de girassol pode gradativamente ir se tornando uma nova opção mais amiga do meio ambiente, substituindo combustíveis fosseis que causam mais poluição e afetam diretamente a camada de ozônio.

Em resumo o óleo pode ser consumido frequentemente, mas sempre com moderação, logo porque possui gorduras e muitas colorias. e relembrando que quando aquecido perde seus nutrientes que fazem bem a saúde podendo fazer surgir o aparecimento de câncer e elevando a taxa de colesterol. O recomendado é ingerir 2 colheres de sopa de óleo de girassol nos pratos salgados tanto no cozimento quanto na fritura. Ele pode substituir facilmente o óleo de soja que é o mais frequente nos lares brasileiros.

Mais tome cuidado! o óleo de girassol contem algumas contra indicações, e devemos ficar atentos ao seu consumo por mulheres que estão amamentando ou gestantes. O mais indicado é consultar um medico antes de consumir qualquer produto e seus derivados. O acompanhamento de um profissional é de estrema importância, logo porque, mesmo que os resultados das pesquisas apontem para grandes benefícios do óleo de girassol, deve ser observado que cada pessoa obtêm um resultado diferente, então ser orientado por um profissional vai diminuir os riscos de a problemas a sua saúde.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.