Remédios naturais

O mastruz na cura de ferimentos

O mastruz é uma planta que já vem sendo usada a bastante tempo na cura de ferimentos, contusões, lesões, e hematomas, podendo ser consumida de várias formas.

O mastruz é uma planta medicinal, originada da América Central do Sul, da famílias das herbácea também chamada por: Erva de Santa Maria, lombrigueira, ou quenopódio, tem seu nome científico denominada de Chenopodium ambrosioides, possui um cheiro bem forte e característico bem próximo ao de algumas frutas cítricas como: cânfora e hortelã, e chega até as vezes ser um pouco desagradável.

Suas folhas possuem um tom de verde escuro com ramificações bem irregulares e deformações bastante tipicas da planta, seu galhos medem geralmente 6 centímetros, na maioria das vezes crescem na posição vertical, e as flores contem um certo tom de verde com um ligeiro embranquecimento. O caule geralmente cresce vários centímetros podendo medir até 3 metros. e aparecem normalmente nos meses de julho e setembro.

O mastruz contem bastante vitaminas principalmente A,C, e do complexo B, e outras propriedades tais como: fósforo, ferro, cálcio, zinco e potássio.

É uma planta com bastante propriedades, principalmente cicatrizante, suas folhas são utilizadas de várias formas, possui uma vasta gama de benefícios como: anti-bactericida, anti-inflamatória, anti-viral, também usada no tratamento da rouquidão, de câimbras, sinusite, gripes, asma, rinite, a planta cresce com abundancia nas regiões tropicais. Geralmente comercializadas em farmácias naturistas, e de manipulação. A industria farmacêutica e lojas de produtos naturais tem fabricado uma grande quantidade de óleos, cremes e loções, sabonetes cicatrizante e até aromatizantes para ambiantes.

Mas já faz tempo que o mastruz vem sendo utilizado na cura de ferimentos, principalmente em tratamentos alternativos. O mastruz cresce espontaneamente em terrenos e arredores de habitações, se desenvolve em condições não tao apropriadas e é encontrado com uma certa facilidade, geralmente em regiões mais afastadas das grandes cidades. Seu poder de reconstrução de tecido, e combate ao inchaço e hematomas já vem sendo explorado por populações do interior das grandes cidade, é um remédio bem conhecido entre os mais idosos geralmente de classe econômica mais baixa, até os índios se beneficiam do poder do mastruz junto a cura e tratamento de feridas a muito tempo.

O mastruz age também no combate certas a formações dos gases intestinais, o suco desse vegetal ainda contribuindo auxilio da digestão de alimentos mais pesados e gordurosos, aliviando a azia, e a má digestão e os desconfortos gastrointestinais, combatendo bactérias intestinais que estão ligadas a processos infecciosos.

 

Tratando ferimentos com mastruz

O mastruz pode ser utilizados de várias formas, tanto em forma de pomadas (pelas industrias farmacêuticas), como em forma de chá, ou ate mesmo sucos, Seu poder anti-inflamatório age com rapidez, obtendo resultados de forma eficaz e sem muita dificuldade, apenas seguindo o tratamento correto com a planta. Segue abaixo algumas formas de você usar  o mastruz no tratamento de feridas e inflamações.

o chá

O chá pode ser usado diretamente nas feridas passado em machucados que já não tenha mais sangramento. Isso vai ajudar a acelerar o processo de cicatrização e ainda vai combater os hematomas. Pegue uma porção de 100 g de mastruz e coloque num recipiente com um pouco de água e esmague ate formar um sulco ou chá e passe no local do ferimento. Faça isso repetidas vezes ao dia. E muito em breve terá resultados bem satisfatórios.

Mastruz em forma de vitaminas

Outro modo diferente de usar essa planta é misturando seu chá em uma vitamina com leite. É uma combinação muito boa que alem de ter um bom valor nutricional ainda vai deixar o corpo imune a parasitas e bactérias, alem de tem o poder de ajudar no tratamento de dores internas em várias partes do corpo, o sabor pode não ser muito agradável mas tenha certeza que seu potencial de cura é muito grande e é recomendada para evitar problemas na sua saúde no futuro.

Cremes e óleos

Essa é uma outra forma de aproveitar essa planta, mas é mais frequentemente encontrada nas farmácias e loja de produtos naturais em forma de: Óleos, cremes, pomadas, gel, e loções. Seu efeito cicatrizante que já foi constatado por pesquisas mundias, vai te dar grandes resultados nos ferimentos, lesões, hematomas pelo corpo.

Em misturas diversas

Alem das formas já mostradas acima, uma outra maneira também muito boa é colocar o mastruz num molho chamado“lambedor´´ tipo de mistura que leva algumas plantas e ervas, que pode ser consumido em colheradas  várias vezes por dia. Utilize um copo vazio e nele coloque o mastruz, limão, mel, eucalipto e hortelã, e esmague e misture ate ficar viscoso ou meio pastoso, e beba uma colher pelo menos 3 vezes ao dia durantes 2 semanas.

Depois de algumas pesquisas apontarem para a grande gama de benéficos medicinais e cosméticos do mastruz , ele foi colocado na lista faz dos melhores vegetais naturais para o consumo regular na alimentação de uma forma geral,e tratamentos diversos. Muitos médicos já vem trabalhando e indicando essa planta em suas prescrições, com o aparecimento de muitas doenças modernas, cresce a procura por novos produtos e novas formas e tratamentos alternativos. E o mastruz é o nome da vez, mesmo sendo um velho conhecido pelas pessoas mais idosas do interior das grandes cidades, agora seus benefícios estão sendo descoberto pela grande maioria das pessoas ao redor do mundo.

Cuidado, possui algumas contra indicações

O chá de mastruz geralmente não é indicado para mulheres gestantes pois, possui substancias que podem ser abortivas. Seu consumo não é indicado em longos períodos porque também pode causar infertilidade, e crianças com menos de 2 anos deve evitar o uso sem antes passar por um médico.

Os efeitos colaterais  também podem aparecer em forma de dor de cabeça, diarreias, vômito, irritação na pele, irritação na visão, náuseas e desconfortos intestinais, quando sendo utilizado em grandes quantidades.

Portanto, você pode usar o mastruz em diversas áreas e consumi-lo em uma grande variedade de receitas caseiras, alem de poder compra-los no comercio de uma forma já processada e embalada. O importante é você não deixar de experimentar e tirar suas conclusões sobre esse vegetal tão rico. Suas propriedades são muitas, e seu valor medicinal realmente comprovado. Agora só depende de você, vale a pena experimentar essa plantinha milagrosa e aproveitar seus benefícios.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.