Doenças e medicamentos Saúde

Gastrite, Causas e Sintomas.

Nesse tópico vamos falar sobre uma doença muito comum nos dias de hoje, A gastrite. Seus tipos e sintomas, vale a pena conferir....

A Gastrite é a inflamação do revestimento protetor do estômago, e possui alguns tipos definidos. A gastrite aguda envolve inflamação repentina e grave, enquanto a gastrite crônica envolve inflamação a longo prazo que pode durar anos se não for tratada. Uma forma menos comum da doença é a gastrite erosiva, tipicamente não causa muita inflamação, mas pode levar ao sangramento e úlceras no revestimento do estômago.

mulher com gastrite

Causas

Existe uma serie de fatores que estão associados a gastrite. Algumas das causas mais comuns são :

  • Uma bactéria chamada Helicobacter pylori ou H. pylori. Embora a infecção com Helicobacter pylori esteja entre as infecções  humanas mais comuns em todo o mundo, apenas algumas pessoas com a infecção desenvolvem gastrite ou outras doenças gastrointestinais superiores.
  • Uso constante de medicamentos, principalmente anti-inflamatórios. O uso regular de analgésicos como : aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros) e naproxeno (Aleve, Anaprox) podem causar gastrite aguda e até a gastrite crônica. Usar esses analgésicos regularmente ou tomar muitos desses medicamentos pode reduzir uma substância chave que ajuda a preservar o revestimento protetor do estômago.
  •  Os maus hábitos alimentares, o uso de álcool e fumo também contribuem. O uso excessivo de álcool também vai irritar e erodir o forro do estômago, o que torna o estômago mais vulnerável aos sucos digestivos. Sendo assim a mais provável causa de gastrite aguda.
  • Condições médicas e cirúrgicas, produtos químicos e infecções. O estresse severo devido a cirurgias maiores, lesões, queimaduras ou infecções graves podem causar gastrite aguda.
  • Estresses físicos. Seu próprio corpo ataca células no estômago. Chamado de gastrite auto-imune, esse tipo de gastrite ocorre quando seu corpo ataca as células que compõem o revestimento do estômago. Esta reação pode desaparecer na barreira protetora do estômago.
  • Hábitos sociais. Os médicos acreditam que a vulnerabilidade à bactéria pode ser herdada ou pode ser causada por opções de estilo de vida, como fumar e dieta, e também a idade mais avançada. Os adultos mais velhos têm um risco aumentado de gastrite porque o revestimento do estômago tende a diminuir com a idade, por esse motivo os adultos mais velhos são mais propensos a ter algum tipo de infecção.

    sintomas da gastrite

Sintomas

Os sinais e sintomas da gastrite incluem:

  • Dor ou dor de queima ou dor (indigestão) na parte superior do abdômen que pode tornar-se pior ou melhor com a ingestão
  • Náusea
  • Vômito
  • Um sentimento de plenitude na parte superior do abdômen depois de comer,Gastrite nem sempre causa sinais e sintomas

.

Quando consultar um médico ?

Quase todos sofreram uma indigestão e irritação estomacal. A maioria dos casos de indigestão são de curta duração e não requer cuidados médicos. Consulte o seu médico se tiver sinais e sintomas de gastrite durante uma semana ou mais. Informe o seu médico se o seu desconforto no estômago ocorrer depois de tomar medicamentos prescritos ou de venda livre, especialmente aspirina ou outros analgésicos.

Se você estiver vomitando sangue, tenha sangue em suas fezes ou tenha fezes que pareçam pretas, consulte seu médico imediatamente para determinar a causa.

Outras doenças e condições. A gastrite pode estar associada a outras condições médicas, incluindo HIV / AIDS, doença de Crohn e infecções parasitárias.

gastrite

gastrite no estomago

Sem tratamento, a gastrite pode levar a úlceras estomacais e sangramento estomacal. Raramente, algumas formas de gastrite crônica podem aumentar seu risco de câncer de estômago, especialmente se você tiver um amassamento extensivo do revestimento do estômago e mudanças nas células do revestimento.

Informe o seu médico se os seus sinais e sintomas não estão melhorando apesar do tratamento para a gastrite.

Ainda existe outros tipos de gastrite como gastrite nervosa, que é uma forma da doença que esta diretamente ligada a questões emocionais e é uma das mais comuns.

Portanto, é fato dizer que a gastrite esta relacionada a diversos fatores. E o correto é você procurar um medico assim que sentir qualquer tipo de desconforto intestinal ou estomacal, uma ajuda profissional é de suma importância para um diagnostico correto e preciso, aumentando assim suas chances de obter uma melhora em um tempo mais rápido.

Então fique ligado aos sintomas e ate mais……

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.