Doenças e medicamentos Saúde

Como tratar o mau hálito ?

O mau halito é um dos problemas de saúde que mais afeta a avida social das pessoas, causando constrangimentos e situações desagradáveis. Nesse tópico iremos falar de algumas causadores e formas de evitar e tratar essa doença.

O mau hálito, que também é chamado pelos especialista de halitose, pode ser um resultado de maus hábitos de saúde dentária e por outro lado pode ser um sinal de outros problemas de saúde um pouco mais sérios. O mau hálito também pode ser piorado pelos tipos de alimentos que você ingeri e outros hábitos de vida pouco saudáveis.

 

Essa condição tende a deixar as pessoas em situações um pouco embaraçosas, E está afetando cerca de 30% das pessoas ao redor do mundo. Outros termos técnicos são dados por médicos dentistas para esta doença, São eles:  stomatodysodia, fetis, oris e ozostomia. Independentemente do termo usado uma coisa é certa o cheiro desagradável vem de dentro da cavidade bucal.

Pesquisas apontam que em mais de 90% dos casos, o odor se origina na boca, garganta e amígdalas. Pode ser que você já tenha passado por isso em algum momento da sua vida, mas se você já escovou os dentes, usou fio dental, enxaguou a boca com anti sépticos bucais e mesmo assim não resolveu o problema do mau cheiro, É porque seu caso é cronico e vai exigir ou pouco mais de sua atenção e até mesmo uma ajuda mais especializa.

Geralmente um grupo de bactérias anaeróbicas são as causadoras do mau halito porque produzem enxofre que se reproduzem sob a superfície da língua ou muitas das vezes na região da garganta e da amígdala. O termo (anaeróbico) significa viver sem a presença de oxigênio, e na verdade essas bactérias não precisam de oxigênio para viver. Elas naturalmente vivem no ambiente oral e são essenciais porque ajudam na digestão, quebrando proteínas em forma de aminoácidos. As proteínas são comumente encontradas em alimentos, muco, sangue e tecido oral.

À medida que essas bactérias se alimentam com proteínas na boca, os compostos de enxofre são liberados da parte de trás da língua e da garganta. As bactérias excretam resíduos como sulfeto de hidrogênio, metil mercaptano e outros compostos de odores ruins, conhecidos como compostos de enxofre voláteis. Enquanto as bactérias anaeróbicas se alimentarem de proteínas e excretem os compostos de enxofre voláteis sem controle, fazendo com que o mau cheiro da sua respiração fique ainda pior.

Como o que você come afeta no mau cheiro da sua respiração?

Basicamente todos os alimentos comidos começam a ser quebrados em sua boca . Se você comer alimentos com odores fortes (como alho ou cebolas), escovar e usar fio dental, até mesmo enxaguar a boca simplesmente encobre o odor temporariamente, O cheiro não desaparecerá completamente até que os alimentos tenham passado por todo o seu corpo.

Os fatores dietéticos, bem como o consumo de tabaco e álcool, podem ser fatores que causam mau hálito. A má higiene oral, a doença das gengivas, a cárie dentária ou infecções nos pulmões, ou nas vias aéreas, também podem ser causadores, devido à presença de secreções nasais que podem escorrer na boca. O gotejamento pós-nasal crônico, por exemplo, como ocorre com infecções recorrentes da sinusite, a tosse do escarro das infecções pulmonares também são fortes fatores negativos.

E se você usa aparelho dentários, de tratamento prolongados como os de correção, e definitivos como próteses, deve -se ter um cuidado mais redobrado, recomenda-se lavar bem e com bastante atenção para não deixar resíduos, porque pequenas partículas de alimentos que ficam escondidas entre os dentes e o aparelho vão contribuir consideravelmente para o mau cheiro expelido pela boca.

O mau hálito em bebês ou crianças pequenas pode ser um sinal de infecção ou problemas médicos não diagnosticados. Consulte o pediatra ou o dentista para obter uma ajuda e um acompanhamento mais especializado e direcionado para a criança que estiver com mau hálito.

Por que os maus  hábitos causam mau hálito?

Se você não escova e não usa o fio dental nos dentes diariamente, partículas de alimentos podem permanecer em sua boca, promovendo o crescimento de bactérias entre os dentes, em torno das gengivas e na língua. Isso causa mau hálito. Lavar bem a boca, fazer gargarejos, e usar frequentemente os anti sépticos bucais com ação antibacteriana também pode ajudar bastante no tratamento.

Quais outros sinais e podem ser observados para descobrir ao mau hálito?

Geralmente é simples saber se tem mau hálito. Outros podem notar que você tem tem halitose, mas é sempre bom você descobrir antes que os outros percebam, evitando assim constrangimentos e situações bem chatas que vão atingir em cheio sua auto estima e comprometer de uma forma bem significativa a sua vida social.

Perceber se depois de você escovar os dentes algum tipo de odor sai da boca, observar se quando você fala as outras pessoas mantêm distancia da sua fala, verificar se existe alguma infecção ou inchaço nas gengiva ou bochecha, e se por ventura algum tipo de resíduos de alimento é expelido pela boca, São traços bem característicos do mau halito.

Outros sinais e sintomas de mau hálito incluem: Gosto desagradável ou azedo ou mudanças no gosto, Boca seca ou revestimento na língua.
Se você tem aparelhos, seu mau hálito é causado por alimentos ficando presos neles. Então você deve ver seu ortodontista para um ajuste.

Quando se deve procurar um profissional de saúde sobre o mau hálito?

A primeira parada quando você tem halitose geralmente é seu dentista. Se o seu dentista determinar que você tenha uma boca saudável, você provavelmente será encaminhado para um médico para procurar um problema de saúde subjacente. Consulte um dentista ou um médico para um diagnóstico se o mau hálito for acompanhado de:

  • Boca seca persistente
  • Feridas na boca
  • Dor ou dificuldade em mastigar ou engolir
  • Dentes quebrados ou dor dental
  • Manchas brancas nas amígdalas
  • Febre ou fadiga

 

Então, a melhor forma de combater o mau halito ou halitose, é escovar os dentes de forma correta usando uma boa escova com cerdas novas e firmas e sempre depois que qualquer refeição, usar diariamente o fio dental, escovar e limpar bem a língua, e fazer gargarejos frequentes com produtos especifico como anti séptico indicado pelo seu dentista. Consulte também um médico ou dentista se o mau hálito se desenvolver depois de tomar uma nova medicação, após a recente cirurgia dentária ou qualquer outro tipo de sintomas que sejam preocupantes .

Seguindo corretamente esses passos e bem provável que acabe com o mau cheiro na boca, mas existe alguns casos em que o mau halito tem complicações mais sérias  e sua origem é em outra parte do corpo, então é sempre bom antes de fazer qualquer tipo de auto medicação procurar um bom profissional da área.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.