Corpo

Caminhadas e seus benefícios a saúde

A caminhada é uma das mais importantes atividades físicas, possui uma infinidade de benefícios e quase nenhuma contra indicação. Então chegou a hora de você começar a mudança da sua vida.

Começamos esse tópico falando de uma das melhores formas de melhorar a qualidade de vida, A caminhada. É um excelente exercício aeróbico que faz muito bem a saúde. Praticar caminhadas ao ar livre, nas academias, ou ate mesmo na sua residência com esteiras elétricas e mecânicas. Caminhar é uma atividade física praticamente perfeita: por ser simples e bem fácil, e que fazemos até mesmo sem saber, indo à padaria, indo à feira, no caminho do seu trabalho, ou até levando seu cachorro para passear. A caminhada melhora a respiração diminuí a barriga fazendo sua  auto estima subir proporcionando uma ótima qualidade de vida, alem de melhorar a aparência e deixar o corpo em forma.

Com cerca de dois terços dos adultos no brasil não fazendo nenhum tipo de atividade física.há uma grande necessidade de apoiar as pessoas a se tornarem permanentemente ativos. Caminhar é bem fácil, gratuito e acessível a quase todas as pessoas, não importando as suas habilidades físicas ou seu estado de saúde. E ainda melhor, caminhar em um grupo fornece não só os benefícios físicos, mas também a oportunidade de contato social entre os indivíduos apoiando um ao outro.

Praticar essa atividade física tem muitas vantagens tanto para o corpo quanto para a mente, e é muito seguro, geralmente é a mais recomendada pelos médicos quando se trata de exercícios aeróbicos, logo porque o ritmo não é tão acelerado e não vai exigir tanto a parte cardiovascular que aumenta a pressão sanguínea, quanto do ponto de vista ortopédico pois, não vai forçar tanto as articulações ou sobrecarregar músculos ou ossos.

A caminhada pode ser um bom começo para quem quer dar inicio a trabalhar os músculos e o corpo de uma forma geral. Principalmente pra quem não tem esse costume. A vida moderna trouxe consigo muitos maus hábitos e o sedentarismo é um deles, então iniciando com passos bem lentos e leves, e com o decorrer do tempo aumentando a carga dos passos de uma forma bem gradual você já vai perceber que teve grandes avanços.

Mas para obter resultados satisfatórios você deve encarar essa atividade com seriedade pois, pode parecer bem simples mas precisa de dedicação e força de vontade, se lebre que: movimentar o corpo tem que ser uma rotina na sua vida, faça o exercício participar do seu dia de uma forma bem natural e agradável, assim seu corpo já vai estar familiarizado com a atividade diária.

É um exercício que pode ser praticado por qualquer individuo de qualquer idade e qualquer porte físico, tanto os gordinhos quanto os magrinhos, e até as crianças.

Fazer uma caminhada de pelo menos 30 minutos por dia, e 3 vezes por semana já é um grande começo, com certeza vai mudar sua vida, evitando doenças e melhorando o condicionamento do corpo.

Alguns benéficos da caminhada

Vamos listar aqui alguns dos mais importantes benéficos da caminhada que vão contribuir diretamente na sua qualidade de vida.

  • Diminui os ricos de sofrer um AVC ( acidente vascular cerebral)
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Combate o diabetes
  • Combate problemas cardíacos
  • Diminuem os níveis de colestrol no sangue
  • Tonifica e fortalece músculos e articulações
  • prolonga o aparecimento de doenças nos ossos
  • Melhora a respiração
  • Aumenta o concionamento físico
  • Ajuda no combate a ansiedade e o estresse
  • Aumenta a imunidade do organismo
  • Diminuem os níveis de gordura e massa corporal                                                                                                                                                                                                                                                             

A alimentação

 

Cuidar da alimentação antes de uma caminhada ou qualquer outra atividade física é muito importante. Coma alimentos leves, livre de gorduras, de sal e evite os excessos, comer demais nunca faz bem. Preste atenção na quantidade de líquidos que você for ingerir antes do exercício, deixe para se hidratar aos poucos. Colocar volume de comida ou liquido demais no estomago pode causar enjoos. Beba água, sucos( de preferencia naturais) ou ate os isotônicos, ( em quantidades moderada) durante ou depois da caminhada.

 Caminhada x corrida

 

Praticar uma atividade física como caminhada ou corrida é muito importante para qualquer pessoa, mas tem uma grande diferença entre as duas atividades, ambas fazem muito bem para o corpo de uma forma geral, mas caminhar geralmente é mais indicado para indivíduos que nunca fizeram ou estão começando qualquer tipo de atividade física, normalmente é a que os médicos mais indicam pois os riscos de lesões são bem pequenos ou quase nenhum.

Sendo praticada de foma correta só vai trazer benefícios. Enquanto uma corrida de aproximadamente 30 a 40 minutos é um pouco mais intensa e exige mais do corpo, elevando os batimentos cardíacos e subindo a pressão sanguínea. Fazendo com que seja empregada mais tensão sobre os músculos e articulações.

Então antes de começar a correr faça caminhadas bem leves e com o tempo ,correr vai ser uma consequência natural. Tendo duvidas de como caminhar é sempre bom consultar e ter uma orientação de um profissional especializado da área.

Aqui abaixo vamos dar uma s dicas de como iniciar suas caminhadas .

 

Semana     Duração       Frequência

1* semana de 10 a 15 minutos 3 vezes por semana

2* semana 15 a 20 minutos 3 vezes por semana

3* semana 20 a 25 minutos 3 vezes por semana

4* semana 25 a 30 minutos 3 vezes por semana

Após 1 mês 30 a 50 minutos 3 vezes por semana

Após 6 meses 60 minutos 3 vezes por semana

Após 1 ano 60 a 80 minutos 4 vezes por semana

Então como você provavelmente já tenha ouvido dizer que o exercício é uma das melhores formas de cura para as doenças do corpo na medicina, não é apenas um ditado; é a verdade. Há uma enumera série de provas científicas que atestam e provam que o exercício regular tem benefícios para a saúde que se estendem muito além de qualquer medicamento ou pílula que um médico possa prescrever. Estudos têm demonstrado de uma forma bem satisfatória que fazer atividade física, principalmente a caminhada pode ajudar a prevenir a obesidade, os vários tipos diabetes tipo e doenças cardíacas, pressão arterial, e o acidente vascular cerebral, e ainda nais alguns tipos de câncer e uma série de outras condições bem desagradáveis da sua saúde.

Além do mais, os cientistas mostraram que correr também melhora imensamente a quantidade quanto a qualidade de sua vida emocional e mental e até mesmo ajuda a viver mais felizes, portanto caminhe, comece bem devagar e com o tempo corre lentamente ate que você possa percorrer longos trajetos, e você vai perceber uma grande mudança na aparência e a melhora na sua qualidade de vida. mas não se esqueça que antes de começar qualquer tipo de exercício físico procure um profissional para fazer uma analise completa do seu corpo. Então você já sabe caminhe mais, e viva melhor!

 

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