Doenças e medicamentos Saúde

A medicina herbal no tratamento da TPM nas mulheres

A TPM é um problema muito comum nas mulheres que causa muitos desconfortos, e aborrecimentos, mas que pode ser combatido e ter seu sintomas amenizados com a medicina herbal saiba um pouco mais...

Durante muito tempo esse tipo de tratamento já vem sendo utilizado por muitos povos ao redor do mundo. A medicina herbal é conhecida também pelo nome de medicina botânica ou fitomedicina, por se tratar de usar alguns frutos, sementes, raízes, folhas, casca, e flores de algumas plantas para a cura ou tratamento de algumas doenças.

O herbatismo é um tipo de medicina não convencional, mas que tem uma longa tradição e tem se tornado com o decorrer dos anos junto a pesquisas laboratoriais que constataram uma crescente melhoria no combate as doenças. Podendo ser usados alguns produtos derivados de substâncias animais, ou ate mesmo de fungos e abelhas na sua elaboração.

O que significa a TPM ?

A síndrome pré-menstrual ou mais popularmente conhecida como ( TPM ) É um estado do corpo relacionado a sintomas físicos e emocionais que geralmente ocorrem no período de uma a duas semanas antes do período menstrual de uma mulher. Os sintomas geralmente variam de mulher para mulher e costuma passar o desconforto quando se inicia o sangramento.

Os sintomas mais comuns incluem : sensação de cansaço, inchaço, acne, seios mais sensíveis e macios, e também se percebe uma irritabilidade e mudanças de humor. Na maioria das vezes os sintomas duram por cerca de seis a sete dias, mas os padrões dos sintomas de cada mulher podem mudar ao longo do tempo. Nas mulheres que estão gravidas ou na menopausa esses sintomas não ocorrem.

Nós sabemos que você alguma vez na vida pode ter tido que mudar sua rotina ou sua vida por problemas relacionados aos sintomas da síndrome pré-menstrual. O que deve ser levado em consideração é a frequência com que isso acontece? Sabemos que a TPM afeta sua vida causando uma interrupção em seus planos, e também sabemos sobre o estigma que está vinculado às mulheres, que algumas vezes a usam como uma desculpa válida para perder o trabalho ou mudar sua rotina.

Para as mulheres que sofrem com esses sintomas mensais como: as mudanças de humor, enjoos sobre alguns tipos de alimentos, irritabilidade, inchaço e muito mais, é notável perceber a mudança de comportamento de uma forma bem acentuada.

Sintomas mais comuns de TPM:

  • Ganho e perda de peso num ciclo bem periódico
  • Mastalgia
  • Irritabilidade acessiva e constantes explosões de raiva
  • Cólicas cíclicas
  • Distúrbios do sono
  • Dores de cabeça acentuada
  • Perda ou diminuição do desejo sexual
  • Mudança de taxas de açúcar no sangue
  • Ansiedade e mau humor

 

Existe ajuda?

É certo saber que, se você sofre com o os sintomas acentuados da TPM, com certeza você deve está procurando por respostas sinceras e verdadeiras e principalmente eficazes, que possam lhe auxiliar em  como lidar  com os desequilíbrios hormonais que ocorrem em seu corpo. Se você tentou soluções como antidepressivos, pílulas anticoncepcionais ou produtos farmacêuticos, como: Pamprin, Tylenol e Motrin, e não tem obtido resultados que apontem para a origem de seus sintomas, pode ser que essas alternativas possam lhe proporcionar algum alívio por um tempo, mas não necessariamente evitar que os sintomas acabem, ou fazer com que eles não voltem a aparecer nunca mais.

Vamos qui compartilhar algumas informações excelentes que vão lhe ajudar bastante: existem maneiras naturais de melhorar e até mesmo evitar a TPM, para que você continue fazendo as coisas que você mais gosta de fazer, sem sentir incômodos mensais.

Agora vamos à fonte da síndrome pré-menstrual:

É correto dizer o estrogênio e a progesterona fornecem a explicação básica para a TPM, mas é bom você saber que outros hormônios têm um papel importante a desempenhar nisso também. Nosso sistema endócrino (hormônio) é encontrado no cérebro.

O hipotálamo e as glândulas pituitárias trabalham em harmonia, enviando sinais para o resto do corpo sobre a liberação de hormônio. Isso inclui na liberação de progesterona e estrogênio, hormônios adrenais (como cortisol), insulina e outros. Portanto, é fácil entender que quando o ciclo ou sistema hormonal está fora de equilíbrio, outros órgãos também podem ser impactados.

Os principais hormônios que temos em nosso corpo são realmente o cortisol, adrenalina e a insulina. Grandes quantidades de estresse podem levar ao aumento do cortisol. Isso, por sua vez, afeta os níveis de progesterona e produção de insulina, o que leva a mudanças de humor, ansiedade e ânsias alimentares de maior proporção.

Segue agora as causas mais profundas da TPM são elas :

  • Proporção elevada de estrogênio e progesterona
  • Deficiências nutricionais
  • Stress (causando aumento de cortisol)
  • Metabolismo do sódio interrompido (causando retenção de líquidos e inchaço), muitas vezes causado pelo estresse
  • Resposta anormal do neurotransmissor ( no cérebro)
  • Metabolismo de carboidratos

Quanto mais cedo você descobrir a fonte da sua TPM, mais cedo você poderá efetivamente tratá-la. Infelizmente, o tratamento tradicional geralmente é direcionado aos sintomas e não à causa principais. O benefício do uso de tratamento natural, como ervas, minerais e vitaminas, fazem com que os sintomas sejam aliviados porque o corpo tem seu equilíbrio restabelecido, Isso significa dizer que o alívio dos sintomas está em andamento.

Alguns alimentos que melhoram ou pioram nos sintomas da TPM das mulheres

Aqui estão alguns alimentos ideais para consumir numa dieta boa para combater os sintomas da TPM :

  • Alimentos vegetais : Estudos têm demonstrado que as mulheres que mantem uma dieta predominantemente à base de vegetais, frutas, nozes, sementes e ervas têm menos sintomas da TPM.
  • Alimentos ricos em fibras : A TPM pode causar distúrbios gastrointestinais, E por isso que é fundamental você obter pelo menos 40g de fibra por dia.
  • Legumes de folhas verdes :Esses vegetais têm um efeito diurético e também são uma ótima fonte de cálcio e magnésio , que podem reduzir as cólicas menstruais.
  • Comer Peixes : É um alimento rico em Omega-3 e gorduras, irá ajudar a reduzir a dor e inflamação.
  • Linhaça : Ajuda a promover o metabolismo saudável do estrogênio.

Aqui agora vamos listar alguns alimentos que aumentam os sintomas da TPM :

  • Gorduras trans e gorduras hidrogenadas : Uma dieta rica em gorduras pode piorar os sintomas da TPM.
  • Sal : A retenção de água durante o período menstrual pode ser agravada pelo consumo de uma dieta rica em sódio.
  • Cafeína : É desidratante e pode piorar depressão, ansiedade e sensibilidade dos seios.
  • Açúcar : Causa alterações na taxa de açúcar no sangue que podem agravar mudanças de humor, dores de cabeça ou dificuldade em se concentrar. O açúcar também ajudam a diminuir os níveis de minerais presentes no corpo.
  • Qualquer fator alérgico alimentar em potencial : Alergias alimentares podem piorar os sintomas de TPM.
Tratando a TPM com remédios herbais naturais

A natureza tem respostas bem significativas para a síndrome pré-menstrual! Existem muitas opções de tratamento para ajudar com seus sintomas únicos. Aqui abaixo veja alguns dos remédios herbais mais comuns encontrados, usados no tratamento da TPM (tanto na sua forma natural ou já processado e industrializado) :

  • Cohosh preto ou Actaea racemosa ( raiz de uma planta nativa de origem americana)                                                                                              
  • Bardana
  • Óleo de onagra (Oenothera biennis)
  • Bálsamo de limão (Melissa officinalis)
  • Ginkgo (Ginkgo biloba)
  • Árvore casta ou chasteberry (Vitex agnus castus)
  • Dente-de-leão (Taraxacum officinale)
  • Rasberry (Rubus idaeus)
  • Erva de São João (Hypericum perforatum)
  • Inhame selvagem (Dioscorea villosa)
  • Dong quai (Angélica sinensis), também conhecido como angélica chinesa
  •  Maca ou Lepidium meyenii ( tubérculo de origem peruana)

 

Observação : é recomendável antes de consumir qualquer produto, quer seja farmacêutico tradicional ou de ordem natural herbal não convencional, é sempre melhor consultar um médico para evitar possíveis complicações de saúde.

Os exercícios físicos e a TPM

 

Se você tem desequilíbrio hormonal, o exercício prolongado intenso pode realmente piorar o problema no curto prazo. O sono é realmente muito mais importante, pelo menos durante a fase de equilíbrio do corpo, você deve dar prioridade a exercícios relaxantes, como andar ou nadar e evitar as caminhadas e corridas mais  prolongadas.

Portanto, a medicina e os remédios herbais são uma ótima opção de tratamento para combater os sintomas da TPM, existe uma grande quantidade de ervas, grãos, sementes e vegetais que vão ser de boa ajuda. Mas cada caso é um caso. E é sempre bom verificar se esse tipo de tratamento é recomendável para o seu caso em especifico. Como existe vários sintomas e cada um é diferentemente sentido por cada mulher,o correto é procurar um profissional antes de você fazer qualquer tipo de ingestão de produto ou substancia sem supervisão de um medico, então cuide-se tomando as devidas precauções. até a proxima….

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